quarta-feira, 28 de maio de 2014

‘Fale agora ou cale-se para sempre’: o que acontece quando alguém se opõe ao casamento?

Descobrimos o que acontece quando alguém tem algo a dizer sobre o casamento ou quando um dos noivos diz não no altar


Um casal no altar, prestes a dizer o “sim”. O padre diz a frase clichê: “se alguém se opõe a este matrimônio, fale agora ou cale-se para sempre”. O silêncio se perpetua na igreja, até que alguém diz “eu!”. Parece cena de novela, mas e se isso acontecer na vida real, o que acontece com a cerimônia? E no caso de um dos noivos decidir dizer não, no momento de dizer o sim, a festa no buffet é cancelada?
Padre Ivan, que há 32 anos realiza cerimônias de casamento, conta que em todo esse tempo já viu muita coisa acontecer, mas ainda não presenciou respostas negativas. “Nunca falaram nada na hora em que eu abro espaço para falarem”, diverte-se. E ele diz que se acontecer, a celebração precisa ser parada para que as partes sejam escutadas e, se houver provas, o casamento é cancelado. “Além da palavra são necessárias provas, como uma foto, por exemplo. Diante das provas sou obrigado a parar a cerimônia”, afirma o pároco da Igreja de Fátima.
Apesar da falta de um “não” em seu currículo, o padre tem histórias para contar. Como ocasamento que teve fim, antes de começar, porque ainda no curso de noivos uma pessoa mostrou fotos da noiva com outro homem ou ainda pior; o casamento que já estava acontecendo, quando entraram na igreja a atual esposa do noivo, acompanhada da amante dele. “Parecia filme, mas foi tudo comprovado e não teve como continuar”, relembra o padre.
Ele conta que no mês que antecede o matrimônio, é fixado na igreja em que a celebração vai acontecer, uma espécie de aviso chamado proclama. “No proclama avisamos que os noivos vão casar e perguntamos se alguém sabe de algo que impeça a cerimônia de acontecer. Isso ajuda a não ter transtornos no altar.” E quanto ao fato de uma das partes dizer não, é simples: a cerimônia é cancelada. “Não dá para continuar se somente um dos noivos deseja casar”, finaliza.
Serviço de buffet
De Jesus é gerente de um grande buffet de Fortaleza. Há anos na casa, ele conta que nunca presenciou o cancelamento de um casamento por conta de problemas ocorridos naigreja. “Só lembro de um casamento que foi cancelado no dia, mas foi por conta de problemas de saúde do pai da noiva.”. Mas a gerente diz que já aconteceu dos noivos desistirem de casar uma semana antes do grande dia. Em casos de desistência de última hora, não existe devolução do dinheiro, mas se o cancelamento acontecer com antecedência, acordos podem ser feitos com o buffet.

Cartório


Segundo o responsável pelos casamentos que acontecem no Cartório do Registro Civil Distrito Mucuripe, quando um casal se casa no civil, eles estão casados perante a lei. E se a cerimônia religiosa não é consumada, os noivos precisamanular o casamento. “O casal tem até três meses para anular o casamento, depois desse tempo eles precisam entrar com o pedido de separação no Cartório Notarial”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...