Você sabia que parte de Canindé pode começar a afundar nos próximos anos? E o pior, como não há qualquer tipo de acompanhamento sistemático ou controle por parte das autoridades responsáveis, esse processo já pode ter começado.
O fenômeno é conhecido como ‘subsidência’ e é causado por um consumo excessivo de poços artesiano (superexplotação).
Nossa reportagem conversou com um geólogo de uma empresa que não vamos revelar o nome por questão de ética. O geólogo explica que o fato dos poços ser próximo um do outro acabará secando todos de uma só vez. “Precisa de um controle um acompanhamento. A probabilidade de secar e começar afundar é imensa. Só nossa empresa já perfurou 80 poços particulares em Canindé” disse o geólogo.
De acordo ainda com o profissional que estuda e desenvolve projetos na área há 30 anos, o diagnóstico não significa que os prédios começarão a ser engolidos de uma hora para outra e sim, pelo processo, de subsidência, mas ele não seria abrupto, mas “secular”, causando afundamentos progressivos de poucos milímetros ao ano, dando tempo para medidas de contenção.
“Em vários locais do mundo esse problema é tratado ou prevenido com a recarga artificial do aquífero, corpo d’água presente no subsolo. Nesse processo, injetamos água de chuva, pelos próprios poços, para tratá-lo”, explica. Com a estiagem prolongada de 3 anos, muitos poços foram construídos na cidade. A rede de hotelaria e comércios lideram o número de poços perfurados.
Fonte: Canindé Oline.
Nenhum comentário:
Postar um comentário