Uma frente fria que seguia à região Sudeste atingiu o Nordeste e, desde a quinta-feira última, altera o tempo no semiárido, provocando pequenas pancadas de chuva em várias cidades. Em Mossoró, o tempo se alterou e ontem se verificou a ocorrência de chuva em alguns bairros, mas nada que provocasse transtornos. Segundo o professor de Climatologia da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), José Espínola, essas chuvas devem continuar até hoje e com possibilidade de se expandir até amanhã.
“São eventos rápidos, que podem acontecer no mês de dezembro. As frentes frias do Sudeste geralmente vão até a Bahia e depois para o Oceano Atlântico, dificilmente cobre todo o Nordeste, como aconteceu agora”, informou o professor José Espínola.
O evento aconteceu de forma irregular. Em alguns lugares do Rio Grande do Norte, houve uma chuva de maior intensidade, já em Mossoró foi um evento de menor magnitude. O setor de meteorologia da Ufersa ainda não tinha, ontem, a medição dessas chuvas no Estado.
O professor José Espínola praticamente descartou que as chuvas signifiquem o início do inverno em Mossoró e região, mas acredita que é uma importante preparação para o período chuvoso, que deve iniciar em fevereiro.
Quanto à possibilidade de ocorrer novas chuvas antes do início do inverno, o responsável pelo setor de meteorologia afirma que os estudos na área não permitem uma análise a longo prazo.
“O estudo de meteorologia é algo que a gente analisa no período de 24 horas. Não podemos prevê a longo prazo, se acontecerá nas próximas semanas ou meses. Mas essas chuvas em dezembro são eventos isolados, não podemos afirmar que vai continuar chovendo intensamente nos próximos meses. Já aconteceu de começar em dezembro e não parar, mas é algo muito raro”, ressaltou.
Do De Fato.com / Via Blog Umarizal em Fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário