Uma das obras emergenciais desenvolvidas pelo Governo do RN segue em estágio avançado de execução. A adutora de engate rápido entre Pau dos Ferros e Itaú, com 43 quilômetros de extensão, já avançou cinco quilômetros em apenas oito dias desde que foi iniciada. A Governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, visitaram o canteiro de obras que na próxima segunda-feira (17) deve abrir a quinta frente de trabalho.
A adutora será uma derivação do sistema Alto Oeste, na parte que tem captação na barragem de Santa Cruz, em Apodi. O ponto de derivação será às margens da BR-405, no trecho localizado em Itaú. A tubulação de 300 mm permitirá uma vazão de 43 litros de água por segundo. O prazo de entrega é maio de 2014 e estão sendo aplicados recursos da ordem de R$ 13.461.418,19 milhões do Ministério da Integração Nacional.
Ao todo, serão beneficiadas diretamente com a nova construção 26,6 mil habitantes da área urbana de Pau dos Ferros. Pelo fato de poder ser assentada na superfície sem a necessidade de escavação, a obra é desenvolvida mais rápida. Em alguns trechos, a tubulação terá de ser enterrada para permitir o fluxo de carros e de pedestres.
A Governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a importância do novo sistema para Pau dos Ferros e para algumas comunidades rurais no entorno. “Tivemos que fazer algo para que Pau dos Ferros pudesse ter o abastecimento de água regularizado. Essa foi uma decisão que tínhamos tomado em 2011, assim que assumimos o Governo, mas apenas agora, com a situação de seca agravada, é que comprovaram que nosso projeto era eficaz. A obra está acelerada e quando finalizada vai dar um alívio, assim como será em Jucurutu, com uma adutora nos mesmos moldes. Agora, estamos levantando a possibilidade da adutora de engate rápido também para Currais Novos”, disse.
O titular da Semarh também destacou a obra para Pau dos Ferros e outros municípios da região Oeste do RN. “Pau dos Ferros é uma cidade-polo de 36 outras prefeituras. A interligação do subsistema Santa Cruz, que pertence ao sistema adutor do Alto Oeste, dará outra realidade para a região. Tudo isso foi possível por causa do empenho e comprometimento da Governadora Rosalba Ciarlini, e dos técnicos da Semarh, Caern, com participação da Sejuc na assinatura do termo de cooperação técnica”, encerrou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário