A região do Alto Oeste e Seridó agrupa os municípios com maiores complicações na distribuição de água. Apenas a regional em Pau dos Ferros tem oito municípios em colapso de abastecimento, e quatro cidades da região oeste entram na lista. A informação é do site Tribuna do Norte.
Na regional de Mossoró, cinco cidades já sofrem com a diminuição da oferta de água e passam por rodízio. Ao todo, são pelo menos 161 cidades potiguares em estado de alerta, abastecidas por carros-pipa.
A depender da previsão meteorológica, os reservatórios de água do estado não recuperarão toda a sua capacidade, mesmo com chuvas regulares. "Diante do atual quadro dos reservatórios, mesmo o inverno normal não traz condições de recuperação plena, somente parcial, de 20% a 30%", relata Gilmar Bistrot, chefe do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
Apesar da cessão das chuvas, após um período de precipitações na segunda semana de fevereiro na maior parte do estado, o prognóstico de inverno regular continua. De acordo com o meteorologista, um ciclone formado pela alta pressão vinda do oceano atlântico inibiu a formação de chuvas. No entanto, garante Bistrot, esta configuração é temporária. "Este bloqueio tende a desaparecer e volta à condição normal de chuva. Neste final de semana já devemos ter chuvas", prevê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário