O papa Francisco recebeu na manhã desse sábado os delegados dos Comitês Olímpicos da Europa e fez dura crítica ao mercantilismo esportivo.
Para o pontífice a Igreja "vê no esporte um instrumento válido para o crescimento integral da pessoa humana" e prática esportiva estimula a superação saudável de si mesmo e dos próprios egoísmos, treina o espírito para sacrifícios e, se bem feita, favorece a lealdade nas relações interpessoais, a amizade e o respeito das regras".
De acordo com Francisco, "a linguagem esportiva é universal, supera fronteiras, idiomas, raças, religiões e ideologia, além de possuir a capacidade de unir as pessoas, favorecendo o diálogo e o acolhimento. É um recurso muito precioso",
Ele também alertou para os riscos gerados pela promoção do esporte visando apenas "parâmetros econômicos e vitórias a todo custo".Segundo ele, esse tipo de atitude faz dos atletas "meras mercadorias cujo objetivo é lucrar Os próprios atletas entram num mecanismo que os engole; perdem o real sentido de sua atividade, a alegria de jogar que os atraiu na juventude e que os levou a fazer tantos sacrifícios e a se tornarem campeões. O esporte é harmonia, mas quando se transforma numa corrida desmedida pelo dinheiro e o sucesso, tal harmonia se rompe”.
Fonte:Agências Internacionais

Nenhum comentário:
Postar um comentário