sábado, 14 de dezembro de 2013

Fora das novelas, galã se vira com bar na periferia de SP

Victor Wagner, o vilão de Xica da Silva, brilhou ao lado de Taís Araújo e Giovanna Antonelli



Fora das novelas, o galã Victor Wagner, 54, mais conhecido como o “Contratador” de Xica da Silva, paga suas contas com um bar-lanchonete na periferia de São Paulo. Com o lucro de coxinhas e outros salgados, o ator, que brilhou ao lado de Taís Araújo, ajuda "quando pode" na criação das filhas Bárbara, 19, e Thamires Wagner, de apenas dois anos.

Em uma entrevista exclusiva, o solteirão convicto, em plena forma física, revela ser viciado em mulheres. O gaúcho entrega que chega a se relacionar com 20 fãs ao ano e que comprou sua casa, em um bairro pobre da capital paulista, posando nu. Nas imagens a seguir, prepare-se para conhecer um lado até então inédito de quem desprezou o glamour, mas virou um verdadeiro artista para driblar as surpresas da vida.

Ele brilhou ao lado de Taís Araújo e Giovana Antonnelli em horário nobre na TV e fez o primeiro nu frontal masculino numa novela brasileira. Galã oficial da Rede Manchete nos anos 90, Victor Wagner participou, além de Xica da Silva, de outras tramas como Mandacarú e Tocaia Grande, onde ganhou projeção nacional 

Mais tarde, Victor Wagner também atuou na TV Globo (Você Decide), SBT (Pícara Sonhadora e Cristal) e também na Rede Record (Mutantes). Além do bar-lanchonete, o galã também ganha dinheiro com teatro e participações em curtas-metragens

A reportagem levou dias para convencer Victor Wagner a posar em seu bar, localizado em frente à estação de trem de Guaianases – um dos bairros mais pobres de São Paulo. Bem localizado comercialmente, o ponto vende lanches e bebidas. É a principal fonte de renda do ator, que continua a atuar nos palcos “mais por amor do que por grana”

— As pessoas me veem desencanado e simples e acham que deu alguma coisa errada na minha vida. Eu acho que dei certo até demais. A maioria tem uma visão distorcida de valores, do que realmente vale na vida

O bar-lanchonete de Victor Wagner têm cinco funcionários e é administrado pelo amigo Edmilson Gomes da Silva (foto), 44, que arrendou o estabelecimento, conforme conta o próprio ator:

— Venho pouco ao bar, mas de vez em quando apareço, porque investi nisso aqui. Arrendei o bar para o Edmilson, que toca o negócio. No final do mês, a gente divide os lucros.

Desapegado e bastante humilde, Victor Wagner não tira o sorriso do rosto. Em nenhum momento da entrevista ele reclamou de algo. Se dizia um eterno agradecido por tudo o que aconteceu em sua vida:

— Dessa vez eu queria que as pessoas vissem o pai, o trabalhador Victor Wagner e não aquele cara garanhão da TV. Tem que ser artista para driblar a vida, como todo brasileiro. Tenho orgulho do que consegui construir, sim. A vida é maravilhosa!

Atualmente, Victor mora em uma casa em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, com mais três amigos. Está em um momento de transição enquanto escolhe sua casa nova:

— Vendi minha casa e vou esperar passar as festas de final de ano para comprar outra, aqui em São Miguel Paulista mesmo. Sempre vivi aqui. Por enquanto, minhas coisas estão encaixotadas. Devo vender o bar para juntar a grana e comprar uma casa melhor.

Aliás, a casa de Victor Wagner foi comprada com a grana de seus dois ensaios nus que fez para uma revista gay. Sempre galã, ele conta que aceitou o convite para pagar dívidas:

— Posar nu naquele momento foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Aceitei porque estava cheio de dívidas. Eram dívidas básicas de cartão de crédito, de uma pessoa normal tentando sobreviver após a demissão pela falência da Manchete [a TV fechou enquanto Victor atuava na novela Brida, que foi interrompida].

O ator não se mostra arrependido por posar nu e agradece toda oportunidade que apareceu em sua vida:

— Quando me chamaram para fazer a segunda revista nu, eu estava em outro momento. Foi com a grana dessa revista que ajudei a comprar minha casa. Também melhorei quando o SBT me pagou pelas duas reapresentações da novelaXica da Silva.

A reapresentação de Xica da Silva (foto), assinada pelo autor Walcyr Carrasco com outro nome, que escreve atualmente a novela das 21h, Amor à Vida, da TV Globo, fez gerar novos convites ao ator. Ele conta quanto recebeu da revista G e o cachê pelas reapresentações das novelas

— A revista G Magazine me pagou o equivalente a dois carros populares na época, mas a segunda capa, quando Xica da Silva voltou a fazer sucesso no SBT, me rendeu mais dinheiro, ou seja, acho que foi grana que daria para comprar três carros zeros km

O ator também conta quanto ganhou do SBT pelas duas reapresentações de Xica da Silva, que lhes rendeu a grana que ele investiu em seu bar-lanchonete:

— A representação da novela Xica da Silva me pegou de surpresa. Um mês depois que a novela entrou no ar, o SBT pagou meus direitos de reexibição de imagem à vista, em parcela única.

Para calcular o valor que um ator tem para receber por uma reapresentação de um trabalho, as TVs, no caso o SBT (Xica da Silva) e a Band (Mandacaru - foto), consideram o salário do ator na época corrigido monetariamente. Victor, então, levou uma bolada!

Quanto o galã levou só pela reapresentação da telenovela?

— Cada vez que a novela foi reexibida eu ganhei o valor equivalente a um carro zero km. Também ganhei com Mandacaru na Band. Com a grana, eu comprei o bar, mas agora quero investir no ramo de transporte de mercadorias para supermercados

Porém, Victor não recebe nenhum centavo quando alguma de suas novelas é reexibida fora do Brasil:

— [A atriz de Escrava Isaura] Lucélia Santos briga há anos pelo pagamento de direitos de reexibição de novelas no exterior. Espero que um dia ela tenha sucesso na causa, pois nunca recebemos nenhum centavo pelo sucesso lá fora.

A vida fora dos holofotes não assusta Victor, mesmo que ele ainda atue como ator. Antes de entrar para a teledramaturgia, ainda em Porto Alegre, ele trabalhou em uma fábrica de tecidos como ajudante geral, foi office boy, auxiliar de fisioterapia e, já em São Paulo, atuou como moldureiro

Victor leva uma vida despreocupada e diz que nunca foi de festas e badalações. Na época de seu auge, ele não tinha os grandes salários de estrela:

— Na Manchete, eu era ator com carteira assinada. Tinha um salário regular como qualquer trabalhador. Nunca fui de festas ou badalações. Grandes diretores me convidavam para festas, mas eu não fazia parte daquilo. Sempre fui muito tranquilo.

Vaidoso, Victor malha todos os dias e faz dieta regrada. Está com o corpo equivalente ao de um jovem de 20 e poucos anos. Ele tem 54 anos e atribui seu sucesso às mulheres:

— As mulheres são as responsáveis por eu ter feito grandes trabalhos na televisão. Devo tudo às mulheres. Eu caí de paraquedas nessa profissão. Disseram que eu podia e eu fui. Colegas como Taís Araújo, Giovana Antonelli me ajudaram muito.

O ator conta que é viciado em mulheres e chega a se relacionar com 20 delas por ano. Declara-se bicho solto, que não nasceu para casamento:

— Sou viciado nas mulheres, mas com grande respeito. O que eu sou foram elas que me transformaram. Não quero ser aquele cara que separa o fã do palco. Eu gosto de estar no meio, interagindo com todo mundo

O ator revela que passou a valorizar não as festas com famosos, mas coisas simples como um jantar com uma fã:

— Uma vez uma senhora me parou na rua e me convidou para jantar com a família dela. Ela ficou chocada quando aceitei e fui. Isso que me interessa, relações verdadeiras. Eu me libertei de conceitos, traumas e tabus. Sou livre.

Victor também revela outra grande paixão: Elvis Presley, o Rei do Rock. Ele diz que sonha com o ídolo sempre:

— Tenho uma ligação espiritual com o Elvis, não sei explicar. Sonho sempre com ele, me identifico com ele. O Elvis me trouxe música, amigos, paixão... só coisa boa.

O ator é frequentador assíduo do Espaço Cultural Elvis Arts – um centro voltado a fãs do ídolo, localizado na região central de São Paulo. Lá, Victor e amigos se reúnem para relembrar o cantor, cantar os hits e assistir a shows temáticos

A empresária e artista plástica Berenice Dib (foto) é amiga de anos de Victor Wagner e sempre o recebe para bons papos. Sobre Elvis, claro

No centro cultural, ela exibe seus trabalhos, todos com a temática do Rei do Rock

Questionado se sofreu assédio durante o início da carreira, ele disse que sim, mas de forma respeitosa:

— Sofro assédio todo dia, faz parte do meu trabalho, ainda mais de um cara que sempre esteve nu na TV. Eles e elas gostam e não há distinção. Tratos todos com o mesmo carinho

Se faria algo de diferente na carreira, tomou alguma decisão errada? 

— Eu nunca tive agente, assessor, empresário, essa grande estrutura que os artistas têm hoje em dia. Talvez por isso eu possa ter perdido alguma oportunidade. Hoje em dia, se o sucesso voltar como antes, eu sonho em ter minha própria equipe

A última novela que Victor Wagner fez foi Mutantes (2009), na TV Record. Ele se prepara para gravar o filme Frontera, com subtítulo de Brasil-Paraguai: Dois países irmãos, mas..., do ator e diretor David Cardoso. 

— Vamos começar as reuniões de elenco para o filme. Enquanto isso, também aguardo ansiosamente por um convite para voltar às novelas. Afinal, minha profissão é ator.

Até lá, Victor leva a vida com calma, sem cobranças, livre de tabus e do ataque do olhar alheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...