Por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10), Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu o estado de emergência em 236 cidades de 10 estados brasileiros, por falta ou excesso de chuva, a maioria delas na Região Nordeste.
No Rio Grande do Norte, a população de mais de 159 cidades vem sofrendo com a seca na região dos últimos tempos. Em Pernambuco, por conta da estiagem que afetou o estado recentemente, 68 cidades tiveram a situação de emergência reconhecida. Também estão nessa situação duas cidades de Minas Gerais (São Francisco e Engenheiro Navarro) e uma do Piauí (Ribeiro Gonçalves).
As inundações resultantes de fortes chuvas levaram ao reconhecimento da situação de emergência em Itaituba e São Felix do Xingu, no Pará, Canutama, no Amazonas e Ibipeba, na Bahia. Em Arroio Grande, no Rio Grande do Sul e Içara, em Santa Catarina, a causa da emergência foram as enxurradas. O município de Cláudia, no Mato Grosso, está em emergência por conta de chuvas intensas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário