terça-feira, 1 de abril de 2014

No 1º de abril, relembre as grandes mentiras sobre a Copa

Paulo Coelho, Dunga, Lula e Romário no anúncio oficial do Brasil como sede da Copa de 2014, na sede da Fifa, na Suíça. Passados sete anos, o técnico da seleção é outro, as promessas do ex-presidente foram furadas e o ex-craque virou o grande crítico do evento 

A 71 dias para a Copa do Mundo do Brasil, o cenário da festa está pronto. Com todos os doze estádios concluídos e avaliados em eventos-teste, a montagem das estruturas temporárias foi finalizada – e as arenas só esperam a chegada dos craques do torneio. A transformação da infraestrutura aeroportuária do país garante um mês sem sobressaltos na aviação civil – e os turistas que desembarcarem nas cidades-sede terão, enfim, boas opções de transporte público. E o melhor: como os governos não precisaram bancar os novos estádios, erguidos com investimento privado, foi possível aplicar as verbas públicas justamente nos setores mais carentes de modernização. A população, satisfeita com a conquista do direito de receber o megaevento, comemora nas ruas. Só que não. Para desespero do brasileiro, o cenário descrito acima só pode mesmo ser brincadeira de 1º de abril. Passados sete anos do anúncio do país como sede da Copa, a lista de mentiras contadas sobre o evento é extensa. E as vítimas da "pegadinha" de 2014 são principalmente os contribuintes, que terão de pagar uma conta multibilionária sem receber os benefícios prometidos.

O que ficou só na promessa para a Copa

O Estádio Nacional de Brasília: o custo se aproxima dos 2 bilhões de reais em verba pública

O ministro do Esporte do governo Lula prometia uma Copa totalmente privada, sem uso de dinheiro público nas arenas. Entre as doze sedes do Mundial, porém, só três (São Paulo, Curitiba e Porto Alegre) são empreendimentos particulares - e mesmo essas obras dependem de financiamento de bancos estatais e generosos incentivos públicos.

O Itaquerão, palco da abertura: obra deverá ser concluída apenas às vésperas da 
estreia

Quando os críticos da Copa apontavam o risco de o país repetir velhos vícios e entregar as obras em cima da hora, pagando mais do que o prometido por elas, o governo prometia seguir os planos à risca, mostrando que o Brasil é capaz de fazer as coisas conforme o combinado. Mas ele não é. Todos os estádios estouraram o orçamento, e os prazos estabelecidos pela Fifa foram repetidamente ignorados.

Trem-bala japonês: a versão brasileira foi adiada por tempo 
indeterminado em agosto de 2013

A Copa foi usada como pretexto para a discussão de projetos há muito sonhados - como, por exemplo, o trem-bala que ligaria São Paulo ao Rio de Janeiro, possivelmente com extensões aos aeroportos de Cumbica e Viracopos. Os palcos da abertura e da final do Mundial, no entanto, seguem sem ter essa ligação rápida e prática.

Obra do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, próximo a Natal: projeto demorou a 
decolar

Há investimentos no setor, mas eles são muito mais tímidos do que o governo insiste em anunciar. Levantamento da ONG Contas Abertas mostra que, até abril de 2013, a Infraero utilizou apenas 18% dos recursos previstos neste ano para melhorias e obras nos aeroportos. Num ranking de qualidade com 142 países, nossos aeroportos estão na 122ª posição.

O VLT de Brasília: projeto era muito bonito no papel, mas não vai virar realidade

Na Matriz de Responsabilidade, documento que lista os compromissos da União, estados e municípios em relação à Copa, a previsão inicial era de um investimento total de 11,9 bilhões de reais em projetos de mobilidade urbana nas doze cidades-sede. Com o fracasso de pelo menos seis projetos, 3 bilhões de reais foram cortados

O Maracanã, palco da final: atuação do TCU impediu desperdícios multimilionários na 
obra

O governo falava em realizar uma Copa dentro das possibilidades dos brasileiros, sem despesas desnecessárias. Essa cautela, porém, não existiu. O Tribunal de Contas da União (TCU) conseguiu identificar gastos excessivos em obras de mobilidade urbana, estádios, aeroportos, portos e telecomunicações. Sua atuação provocou economia de 600 milhões de reais.

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